Quando se fala em novidades do setor automotivo, o motor elétrico surge como uma das maiores tendências atualmente. Ele ainda não é muito popular aqui no Brasil, mas muitos motoristas mundo afora já estão trocando os motores tradicionais pelo motor elétrico automotivo.
Uma prova disso é que até setembro de 2017 haviam sido vendidos mais de 4,5 milhões de automóveis elétricos e híbridos, de acordo com dados do Statistic Brain Research Institute. E com as políticas ambientais cada vez mais rigorosas, a tendência é que o número de vendas aumente ainda mais.
São muitas as vantagens para quem opta por um veículo com esse tipo de motor, e seu funcionamento é bem diferente do que estamos acostumados. Por isso, preparamos este post com tudo que você precisa saber sobre o motor elétrico automotivo. Acompanhe!
Funcionamento do motor elétrico automotivo
O motor elétrico automotivo funciona de maneira muito diferente em comparação aos tradicionais de combustão. Nada de pistão, velas de ignição ou gasolina.
Existem 3 tipos de energia atuantes em um carro elétrico. A energia química que está nas baterias é convertida em potencial elétrico, que, por sua vez, é transformado em energia mecânica.
Continue a leitura e conheça mais algumas características desse tipo de motor.
Modelos
Existem duas categorias principais desses veículos: Plug-in Electric Vehicle (PEV) e Fuel Cell Vehicle (FCV).
No PEV, a carga da bateria é feita por meio da conexão comum com a rede elétrica. Já o FCV é mais incomum e conta com outros dispositivos de armazenamento elétrico.
Baterias
Grande parte dos modelos presentes no mercado de carros elétricos apresenta energia armazenada em baterias. Contudo, alguns países já comercializam automóveis que têm o hidrogênio como fonte de energia. Algo incrível, não é mesmo?
Voltando a nossa situação no Brasil, em vez de gasolina no tanque, é preciso ter carga nas baterias para alimentar um carro elétrico. A autonomia desses veículos depende da quantidade de baterias que eles têm, sendo que cada uma pode rodar por aproximadamente 80 km.
Diversas cidades brasileiras já contam com pontos de recarga para veículos elétricos. Porém, já existem modelos que permitem o carregamento em tomadas domésticas convencionais (plug-in).
Algo notável sobre o potencial desses carros é a função de aproveitamento energético no uso dos freios. Em veículos com motores de combustão interna, o acionamento do freio resulta em grande quantidade de calor. Já na maioria dos elétricos há um sistema de freio regenerativo, onde parte da energia de frenagem é convertida em potencial elétrico para as baterias.
Voltímetro
Se nos veículos tradicionais temos o marcador de combustível, nos modelos elétricos é o voltímetro que nos informa a carga elétrica restante. Ele pode mostrar a informação de maneira semelhante ao marcador tradicional, com um ponteiro. Já nos modelos mais modernos, ele costuma ser integrado a uma interface digital.
Mudanças de marcha
Normalmente, os tradicionais motores a combustão não têm torque suficiente para fazer o carro sair do estado de inércia (quando está parado). Por isso, as relações de marcha são usadas para multiplicar a força do motor em diversas situações.
Quem prefere dirigir veículos de transmissão automática vai gostar ainda mais do motor elétrico automotivo. Por apresentar um torque mais elevado na partida e em baixas rotações, não há necessidade de fazer a troca de marchas. O câmbio é usado apenas para selecionar a ré.
Entretanto, isso não é regra, pois algumas montadoras já desenvolveram sistemas de marchas mais simples para ajudar o motor elétrico a atingir rotações elevadas.
Mas, nos modelos sem marchas, como o motor entende qual deve ser a força transmitida às rodas? É simples. Ao pedal do acelerador são conectados dois potenciômetros, dispositivos que regulam a corrente elétrica que passa por eles, enviando informações para a central de controle eletrônico e, em seguida, para o motor.
Os dois potenciômetros trabalham em equipe por questões de segurança. Se um deles ficar travado em alguma posição, o sistema vai detectar uma anormalidade nos dados recebidos. Isso indicará que algum componente está com defeito.
Vantagens do motor elétrico automotivo
Não é à toa que o motor elétrico seja a maior aposta para o futuro do mercado automotivo. Afinal, são muitas as vantagens que ele oferece em relação ao motor convencional. Conheça, a seguir, as principais.
Torque elevado
Para os que pensam que motores elétricos são mais fracos, essa informação pode soar estranha. Na verdade, eles têm um potencial muito maior de torque.
Aqui, é válido ressaltar a diferença entre torque e potência.
- torque: é a força que o propulsor tem para acelerar mais rápido, subir uma ladeira, carregar mais peso etc.;
- potência: permite velocidades mais elevadas.
Para que você entender melhor, um carro de Fórmula 1 tem altíssima potência e baixo torque, ao contrário de um trator.
Veja como um carro elétrico apresenta bom desempenho nesse quesito: o Nissan Leaf de 2010, por exemplo, desenvolvia 149 cavalos de potência e 32,6 kgf de torque. O último valor é altíssimo para um carro relativamente pequeno. Essa abundância de torque é comum em veículos esportivos e a diesel.
E a vantagem não se resume a isso. Em geral, os motores a combustão têm uma faixa de rotação na qual se encontra o pico de torque. Em um motor elétrico automotivo, a força está disponível o tempo todo.
Muito mais econômico
Com o preço dos combustíveis subindo a cada dia, apostar no motor elétrico automotivo pode ser uma ótima solução para economizar. É muito mais barato fazer a recarga do motor elétrico do que encher o tanque de gasolina.
Além disso, um motor elétrico é mais leve. Prova disso é o modelo desenvolvido pela Siemens, que conta com apenas 50 kg. Embora o peso seja menor, ele consegue entregar em torno de 353 cv — mais do que um Ford Mustang EcoBoost 2.3 turbo, que dispõe apenas de 314 cv. Embora esse motor da Siemens não seja automotivo, ele deixa evidente a relação entre peso e potência.
Essa leveza é muito importante, pois qualquer redução de peso em um automóvel interfere diretamente em sua economia.
Menos manutenção
O motor elétrico não tem os mesmos componentes e peças do motor de combustão — como caixa de câmbio, velas de ignição, correias etc. —, que costumam exigir mais atenção do motorista. Assim, esse modelo demanda menos manutenção.
Além disso, por ter menos peças móveis e trabalhar de uma forma completamente diferente dos motores convencionais, o modelo elétrico não precisa de trocas de óleo.
Muito silencioso
Sem a queima de combustível que ocorre nos motores tradicionais, o motor elétrico é muito mais silencioso. Seu funcionamento é sutil, o que deixa a direção mais agradável. A sensação é como se o motor estivesse desligado, mesmo em uma rotação mais alta.
Alta eficiência energética
O motor elétrico automotivo apresenta excelente eficiência. Ele é capaz de converter até 90% da energia em movimento, enquanto os motores a diesel aproveitam apenas 34% a 40% da energia do combustível.
Em motores a gasolina ou flex, a realidade causa ainda mais desapontamento. De acordo com algumas pesquisas, nesses casos, o motor utiliza apenas 26% a 30% do combustível para movimentar o carro. O restante é perdido em forma de calor.
Menos despesas com impostos
Os impostos representam os maiores gastos com um veículo. Eles estão presentes tanto na aquisição do produto, como na tributação anual e mensal do consumidor. Por outro lado, donos de automóveis elétricos contam com vários benefícios. Abaixo, estão alguns deles:
- IPVA: o valor é reduzido em até 40% no Estado de São Paulo. Já Maranhão, Pernambuco, Piauí, Ceará, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte concedem isenção total desse imposto;
- rodízio municipal: desde 2015, quem mora em São Paulo e tem um carro elétrico ou híbrido é isento do rodízio;
- imposto de importação: antes, os veículos elétricos contavam com uma taxa de 35% do valor do carro como imposto. Contudo, para incentivar a importação, o governo zerou essa tarifa;
- IPI: a taxa sobre veículos elétricos era de 25% na nota fiscal de compra. No entanto, houve uma redução significativa para 7%.
Mais ecológico e sustentável
Essa é uma das principais características do motor elétrico automotivo, visto que sua emissão de poluentes pode chegar a zero. Ademais, a geração de energia elétrica é menos nociva para o meio ambiente do que no caso dos combustíveis fósseis, na maioria dos casos.
Ao redor do mundo, autoridades ambientais pressionam os países a adotar severas medidas para conter a emissão de poluentes. Na Europa, atualmente está em vigor a norma Euro 6, que regula a emissão de poluentes de veículos a diesel.
No Brasil, o Programa de controle de emissões veiculares (Proconve) atua na regulação de poluentes para todos os automóveis. Com tantas exigências, os chamados “carros verdes” ganham cada vez mais espaço.
Nos tempos atuais, em que as inovações sustentáveis são uma grande tendência, o motor elétrico mostra que o setor automotivo entende essa necessidade. Preservar o meio ambiente é fundamental para o futuro de todo o planeta.
Como profissional mecânico você deve estar atento às novidades, que logo poderão aparecer em sua oficina. Estar atualizado vai fazer muita diferença no atendimento aos clientes. Afinal, todos nós somos consumidores e damos maior credibilidade a profissionais que conhecem bem sua área de atuação.
Com este post, foi possível entender melhor o funcionamento dos motores elétricos automotivos e conhecer as vantagens de ter um carro desse modelo. As novidades nessa área não param de surgir, por isso, sugerimos que você esteja em dia com elas.
Esperamos que tenha gostado do nosso conteúdo. Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Tem alguma informação adicional sobre esse tema? Então, fique à vontade para deixar seu comentário abaixo.
… venho informar erro em relação ao motor combustão da Toyota (HIDROGENIO “Correto” ), e Não como mencionado Antes ( Nitrogênio ).
Agradeço a atenção dispensada,
… Obrigado por um conhecimento a mais. ( Antes já havia lindo algo relacionado, através de empresa Tesla ).
Estou sempre lendo algo sobre este inovação tecnológica ( Veiculo Elétrico ).
… Já li um relato da TOYOTA, sobre veiculo com motor usando o NITROGÊNIO ( Poluição praticamente zero ).
O problema estar relacionado a questão do abastecimento (Nitrogênio), a questão encontra-se com a escassez
para de postos para tal abastecimento(s).
Agradeço pelo conteúdo….
Não sou eletricista de alta tensão, sou mecânico, quando essas baterias acabarem seu tempo de uso quero ver quem vai assumir o elefante branco, só se pensa no agora, esse motor em um acidente pode causar danos irreparáveis, pois o lítio é radioativo, isso ninguém fala.
Porq somos alto suficiente em carro de combustão então porq esses preços alto no combustível no Brasil e porque não deixam importar esses veículos para a classe C do país isso e descriminação a quem eles querem que votem neles para eles fazerem oq querem bandidos políticos porcos temos sim o direteito de termos carros elétricos também
Ruben, Angola , Luanda . É possível sim o carro elétrico produzir a sua própria energia sem necessidade de fonte externa. Eles só não o fazem por interesses econômicos . Se a levitação eletromagnética como forma de impulsionar o movimento do metrô sobre uma linha férrea foi possível, pôr o carro elétrico a gerar a sua própria energia é impossível? O interesse econômico gerou a falta de vontade. Todos os indivíduos que apresentaram ideias que feriam certos interesses econômicos, foram combatidos com todos os meios até mesmo pagando á supostos “especialistas” para desacreditarem as ideias desses indivíduos. Por isso a expressão “motor perpétuo” tornou-se como um terrorista que deve ser prontamente bloqueado e imobilizado.
Ruben, na verdade o que barra o “moto perpetuo” não são interesses econômicos, é a física, segundo as leis da física, é impossível um motor elétrico se manter funcionando pois existe a “lei de conservação de energia”, todo trabalho gasta energia, gerar energia gasta energia, você teria que ter um sistema gigantesco e infinito para conseguir manter um pequeno motor funcionando “para sempre”. Infelizmente com o atual conhecimento que temos da física, não existe uma forma de isso ser feito, assim como não temos como construir naves que passam a velocidade da luz, essa velocidade é o limite segundo a física atual, para um objeto se locomover, qualquer matéria que ultrapasse este limite será desintegrada, o moto perpetuo é a mesma coisa, você até pode fazer um motor se auto sustentar por alguns minutos ou até mesmo horas, mas segundo a lei da conservação de energia, todo sistema sempre irá consumir mais energia do que ele pode gerar para si. É a matemática que impede um motor desses de existir e não a economia. Vlw.
por gentileza alguma empresa no Brasil vendendo kits eletrico para adaptar em veiculos a combustão ?
Olá Sebasyão! Você já conhece a Chiptronic?
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Amigos, eu não sou tão bom assim em mecânica, nem um Engenheiro. Mas se eu botar a mão, e tiver recurso, para desenvolver coisas relacionadas ao assunto acima, com certeza seria bem sucedido! Um carro com motor elétrico e outro pequeno a etanol, apenas para geração de energia para as baterias, com certeza seria sucesso e a melhor alternativa para o Brasil.
Olá Mario! Os conhecimentos e recursos que você procura pra se tornar bem sucedido a Chiptronic te oferece!
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eu penso em geradores de imas nas 4 rodas, onde quanto maior a velocidade mais energia gerava, dois geradores alimentando diretamente o motor e dois a bateria, que acham da minha ideia
Seria uma boa ideia se esses geradores não interferirem no torque e potência do carro quando um gerador está em repouso ele fica leve quando ele está ligado ele pesa agora imagine quatro geradores travando o carro ele necessitaria consumir mais energia das baterias principais, sendo que existe já nos carros elétricos o sistema de reverso onde quando vc tira o pé do acelerador ele ao invés de consumir ele manda energia do motor para a bateria porém ainda é pouca para manter a bateria com carga suficiente
No motor elétrico não existe nem bielas e
virabrequins ?
Bom dia
Se tratando de recargas das baterias, poderia se pensar em placas de energia solar instalado na chamaria do veículo?
Era exatamente isso que eu iria perguntar! Se existem algumas formas de gerar energia porque o carro elétrico não poderia ser auto suficiente? Poderia ser gerado através de alternadores ou mesmo dínamos instalados nas rodas! Dínamos seria só retificar a corrente. Gostaria muito que alguém me dissesse porque não?
Mister, se entendi bem o que quer dizer. Quando você usa uma forma de energia, grande parte dela se perde para mover o veículo, uma pequena parte mas muito pequena pode ser reaproveitada para outra situação. Espero que não esteja falando daquela história de motor perpétuo, aquilo não existe.
se nos motores a combustão interna a bateria é carregada pelo alternador , nos carros com motores eletricos não seria possivel um alternador de alta performance carregar a bateria tornando esse veiculo auto suficiente ?
é
tarde galera,sou de sao jose dos pinhais,curitiba,parana,gostari de saber se existe em algum lugar um curso especifico em motores eletrico automotivo
olá amigos preciso adaptar motor elétrico em um celta 1.0 gostaria de saber a respeito qual tipo de motor é mais correto e os demais componentes obrigado fico no aguardo
Boa tarde Luiz Carlos , meu nome é Nilson , sou sulista mas resido em Uberaba ,Mg .
Olha com relação a motores elétricos para uso veicular, não temos ninguém que fabrique e disponibilize no Brasil , motores apropriados , digo com tecnologia atual e viável .
Digo isto porque estou pesquisando este assunto a bem uns quinze anos . O único fabricante que teria condições rápidas de disponibilizar algum produto para essa nossa aplicação , seria a Weg . Mas já fiz sistemáticos contatos par sensibiliza-los , mas eles não tem interesse pelo assunto. Logo , estou com um projeto em andamento ,que é de um pessoal da Ucrania , que é atual em termos de tecnologia e características / especificações que sejam adequadas.
Temos no mercado de usados motores de corrente contínua de baixa voltagem e inadequados para nosso uso em veículos . Temos aqui no Brasil ainda outra dificuldade com relação as baterias a serem utilizadas. dai minha insistência no uso de motores de alta performance , para viabilizar uma solução adequada e que traga os resultados esperados. Do contrário não é viável fazer investimentos com o que temos no mercado.
Estou também pesquisando soluções do que é fabricado na China , mas ainda não esta definido um conjunto viável.
Sou eng. e tecnológo . meu contato é e-mail aunilson@yahoo.com.br
meu wattsapp é 34 99804-9220 . Logo teremos boas noticias sobre o assunto.
Estou a disposição para troca de informações . Abraços à todos . Nilson S. Peres.