A manutenção preventiva, como o próprio nome já diz, não deve ser feita quando a moto apresenta um ou dois problemas de funcionamento. Ela deve ser feita justamente para prevenir o motociclista de se encontrar com o pisca-alerta ligado, nos acostamentos da cidade.
Em geral, não é necessário ter muito conhecimento mecânico para fazer a manutenção preventiva da sua moto, mas vale a regra máxima: os apaixonados por motos devem conhecer, no mínimo, as peças delas, e saber como elas se encaixam em toda a engenharia da máquina.
Continue acompanhando este post e entenda por que é tão importante fazer manutenção preventiva da sua moto:
A importância da manutenção preventiva
Ir e vir diariamente para os seus destinos permite que, além de agilidade para cruzar a cidade, os condutores vejam cenas características com outros motociclistas — como o aumento nos espaços de frenagem e uma roda travada, decorrente de uma corrente frouxa solta, entre outras dores de cabeça que poderiam ser evitadas.
Sendo algo fácil de aplicar no seu dia a dia, com consequências altamente benéficas para a moto e o seu condutor, listamos alguns pontos que merecem a devida atenção na hora da manutenção preventiva da moto.
O que analisar
Pneus e rodas
Crie o hábito de, semanal ou quinzenalmente, checar o estado de conservação dos pneus. Por causa do desgaste que acontece com o tempo, é importante estar sempre de olho se não há objetos pontiagudos presos neles, como pregos e cacos de vidro.
A calibragem também deve ser parte desta rotina. Como o excesso de peso contribui para aumentar o consumo dos pneus, mantenha-os cheios, da mesma maneira que uma inspeção nas rodas garante que o ar não vaze — o que tende a acontecer quando ocorrem trincas ou amassados neles.
Corrente
Basta uma lubrificação rotineira — a cada sete ou dez dias — na corrente com óleo ou graxa (em spray) e você aumentará exponencialmente a chance de ter a corrente intacta por mais tempo. Atenção: graxa normal e solventes são prejudiciais à manutenção das correntes, pois ressecam os componentes dela com o tempo.
Além disso, a regulagem deve ser feita periodicamente, pois a folga dela na moto pode permitir que escape, travando a roda. Quando chegar o momento de substituí-la, não é recomendado o corte dos elos da corrente, que prejudicam o desempenho e resistência da moto.
Luzes
Velozes e discretas, se comparadas aos modelos robustos de carros, como SUVs, por exemplo, as motos dependem muito de toda a visibilidade proporcionada pelas luzes delas. Ao dar partida na moto, verifique se todas as luzes se acendem.
Fazer essa checagem é fundamental — seja de dia ou à noite. O melhor é que a troca de lâmpadas — com exceção do farol — pode ser feita em casa, é uma tarefa simples e rápida de se concluir.
Cabos e comandos
Com uma rápida, porém minuciosa observação é possível perceber se os cabos estão conectados e em bom estado de conservação. Para que a vida útil deles seja ainda mais prolongada, vale a pena usar óleo fino, a cada 30 dias, nos cabos de embreagem de modelos que funcionem dessa maneira. Isso permite que o atrito seja reduzido, e a passagem de marcha mais facilitada.
Gasolina e o óleo da moto
Ao realizar a manutenção preventiva, estenda a sua atenção ao óleo e à gasolina utilizada. O nível de óleo deve ser conferido com frequência — uma vez por semana ou a cada 15 dias — e, para a gasolina, uma dica: não escolha o posto de abastecimento apenas pelo preço. Isso pode custar caro ao motor da moto, posteriormente.
Essas são práticas e acessíveis no dia a dia, não é mesmo? Tenha sempre em mente que elas são capazes de te livrar de muitas dores de cabeça e prolongar a vida útil da sua moto. Por isso a manutenção preventiva é tão importante.
E então, você costuma conferir todos esses itens frequentemente? Como está a manutenção preventiva da sua moto? Deixe o seu comentário!
Valeu apena ler
Minha moto está top
olá,
gostei bastante do conteúdo do seu site,
para os interessados em fazer pessoalmente a manutenção de sua Moto!!!
Adquiram agora o passo a passo para montar e desmontar motos
Eu gostaria de saber se a revisão deve ser feita de 6 em 6 meses ou só quando atingir 3.000km
Legal!
Olá Rj, tudo bem? Agradecemos por seu feedback, ficamos felizes que tenha gostado de nosso conteúdo. Grande abraço de toda nossa equipe!
Adorei as dicas, parabéns!
Oi Bruno, tudo certo?
Muito obrigado pelo elogio, ficamos felizes que gostou.
Um abraço da Equipe Chiptronic!