Em razão da crescente sofisticação dos veículos e dos sistemas de segurança neles embarcados, hoje, algumas ferramentas para chaveiro automotivo se tornaram praticamente indispensáveis para a rotina desse profissional.
A realidade é que o trabalho do chaveiro se tornou altamente técnico e, muitas vezes, informatizado, dependendo de uma série de recursos extras para conseguir socorrer um cliente de maneira rápida, segura e efetiva.
Nesse contexto, o bom profissional precisa não só conhecer novas ferramentas, mas saber quais delas podem tornar o seu trabalho mais qualificado e ágil.
Por isso, pensando em ajudar você nessa tarefa, preparamos este post listando 6 itens para chaveiro automotivo que não podem faltar na hora de prestar um bom serviço. Continue a leitura e confira quais são elas!
[the_ad id=”17074″]
1. Chave micha
Esse é, talvez, o equipamento mais comum no dia a dia de um chaveiro automotivo. A micha pode ser utilizada, na grande maioria dos casos, servindo como um dos primeiros e mais simples recursos para abrir fechaduras manualmente sem a utilização de chaves.
No mercado, é muito comum encontrar kits completos de chave micha, os quais contêm diversos modelos dessa ferramenta. Eles podem ser aplicados em diferentes situações e em inúmeros tipos de fechaduras automotivas.
2. Esmeril
Outra ferramenta que não pode faltar no dia a dia de um chaveiro automotivo é o esmeril. Embora não seja um equipamento totalmente voltado para o trabalho desse profissional, ainda assim é bastante utilizado em diferentes procedimentos, sobretudo aqueles realizados internamente.
O esmeril é útil, por exemplo, para a finalização de cópias de chaves, dando um acabamento mais suave e livre de rebarbas para o metal. Além disso, ele serve para reparar chaves que apresentam algum tipo de defeito, como o arredondamento excessivo em razão do desgaste por uso.
Vale mencionar que o esmeril não é uma peça cara, podendo ser encontrado em diferentes configurações. Para o trabalho de um chaveiro automotivo, a recomendação é buscar aqueles que podem ser adaptados em mesas e hastes fixas, facilitando o seu manuseio de forma segura e confortável — já que certamente será muito utilizado.
3. Copiadora de chave
A copiadora de chaves é outro exemplo de ferramenta indispensável ao trabalho do chaveiro automotivo. Como o seu próprio nome indica, a função desse item é justamente realizar cópias de chaves. Ou seja, ajudará você em um dos serviços mais demandados pelos clientes.
Existem diferentes tipos de copiadoras no mercado, sendo que as mais comuns funcionam com base em ação mecânica, que reproduz o segredo da chave original em uma chave virgem.
No entanto, a depender do modelo de chave, o funcionamento da máquina pode ser mais complexo, a exemplo do que ocorre com chaves tetra e tubulares.
4. Programador de chave
Como dito, em razão do avanço da tecnologia, hoje os veículos já estão saindo de fábrica com sofisticados sistemas de segurança. Essa realidade tem impactado o trabalho do chaveiro automotivo, que precisou se atualizar para trabalhar com os novos modelos de chaves e, principalmente, com os sistemas eletrônicos que são utilizados em conjunto com a chave física.
Nesse sentido, ferramentas como o programador de chaves se tornaram indispensáveis ao trabalho de chaveiros modernos. O programador nada mais é do que um dispositivo utilizado para recodificar o transponder em uma chave mecânica ou chaveiro.
Esse equipamento é necessário porque alguns veículos modernos são equipados com transponders codificados em suas chaves, o que significa que a chave não funcionará se o sinal e a configuração correta não forem detectados pela central. É justamente aí que entra o programador de chave.
O programador realiza essa configuração inserindo as informações novas no sistema da chave, permitindo que a central a reconheça como uma chave genuína e, assim, libere o acionamento do veículo.
Esse equipamento pode ser encontrado em diferentes formatos — como em unidades autônomas, próprias para essa função — ou integrados em outras ferramentas de varredura mais complexas.
[the_ad id=”17074″]
5. Leitor e programador de centrais
Seguindo pela linha da modernização do trabalho do chaveiro automotivo, outro item obrigatório em suas atividades é o leitor e programador de centrais.
Esse é mais um recurso tecnológico que auxilia o chaveiro na comunicação e configuração da central, permitindo solucionar problemas em caso de pane total do veículo, ocasionados por sistemas de imobilização, falhas na injeção ou de equipamentos de rastreamento remoto.
A grande vantagem desse tipo de equipamento é a possibilidade de acessar as configurações virtuais da central sem precisar desmontá-la, trabalhando com o apoio de um software e um computador. Assim, o chaveiro pode fazer a leitura de senhas, realizar novas codificações ou mesmo resetar a ECU sem intervenções físicas.
Em razão do padrão atual dos veículos, esse equipamento tem se tornando cada vez mais necessário na rotina dos chaveiros, visto que os sistemas de segurança estão migrando do modelo mecânico para o informatizado, de modo que as intervenções, em grande parte, passam a depender de computadores e sistemas próprios para solucionar determinados problemas.
6. Estoque de peças
Por fim, é válido destacar também a importância que a manutenção de um bom estoque de peças representa para as atividades de um chaveiro automotivo. Nesse sentido, quem deseja iniciar ou mesmo otimizar seus serviços precisa dispor de alguns itens em seu estoque para atender prontamente aos clientes em diferentes demandas.
A seguir, listamos algumas das peças que você precisa ter no seu negócio:
- circuitos eletrônicos de telecomando;
- carcaça de chaves automotivas — especialmente dos modelos de veículos mais comuns no mercado;
- chaves virgens com diferentes configurações para a realização de cópias.
Por fim, como vimos, existe uma série de ferramentas para chaveiro automotivo capazes de facilitar e otimizar o trabalho desse profissional. O reforço vem tanto de equipamentos mecânicos, cujo funcionamento é mais simples, quanto de dispositivos eletrônicos e informatizados, os quais são extremamente úteis atualmente. Então, aproveite a nossa lista para aprimorar os seus serviços, garantir a satisfação dos clientes e, de quebra, aumentar o lucro.
Gostou deste post? Quer continuar se informando sobre as atividades de um chaveiro automotivo? Então baixe nosso guia completo de gestão de negócios para chaveiros!
Excelente conteudo, a area de chaveiro automotivo é muito ampla e requer estudos
Como realizar matrícula e obter mais informações ?
Olá Uriel, abaixo vou disponibilizar um link para você se cadastrar e conhecer mais sobre nossos cursos nessa área.
➡ https://whts.co/IageI
Ótimo meio de aprendizado e instruções diárias
Olá Sergio! Ficamos felizes pelo seu comentário, abraços! 😉