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Home Segmentos Diesel

Desvendamos os 4 maiores mitos da mecânica de ônibus

Ana Julia Alves by Ana Julia Alves
13 de dezembro de 2018
in Diesel
17.6k
1
mitos da mecânica de ônibus

mitos da mecânica de ônibus

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Neste post, vamos desvendar os 4 maiores mitos da mecânica de ônibus para você não ter mais dúvidas na hora de trabalhar com esses veículos. Confira!

Os ônibus são, provavelmente, o meio de transporte mais importante que existe. Apenas no sistema de transporte coletivo, estima-se que eles sejam responsáveis por transportar cerca 90% dos passageiros em todo o país. Isso sem contar os milhares de veículos que pertencem a frotas particulares.

Mas o que faz do ônibus um veículo singular é o fato de que eles transportam vidas, dezenas delas por viagem. É por isso que a sua manutenção deve ser tratado com especial atenção pelos reparadores.

Aqui vão dicas de como isso pode ser feito veja:

1. “Remover a válvula termostática aumenta o desempenho”

Sobrevive até os dias de hoje o mito de que a válvula termostática deve ser removida para melhorar o desempenho do motor. A prática teria se popularizado há muitos anos, quando os pesados motores da época encontravam dificuldades para aquecer por conta da atuação da válvula.

Atualmente, no entanto, esse problema praticamente não existe mais, e a remoção da válvula termostática é uma prática desaconselhada. Isso porque sua função é controlar a temperatura do motor, permitindo que ele atinja rapidamente e mantenha as condições ideais de funcionamento.

A realidade é que o desempenho fica comprometido quando a válvula é retirada, já que o motor levará mais tempo para atingir a temperatura ideal.

2. “Ônibus recebem pouca inovação tecnológica”

Engana-se quem pensa que os ônibus são veículos que pararam no tempo — por isso podemos dizer que este é mais um dos mitos da mecânica de ônibus. Inovações surgem a todo instante para aumentar a segurança e a eficiência desse importante meio de transporte.

Os motores, por exemplo, que antes eram alimentados por carburador, em sua maioria já são dotados do sistema de injeção eletrônica. Os limites de emissão de poluentes estabelecidos pela norma Euro 5 também fazem com que esses veículos recebam constantemente melhorias no que diz respeito à sustentabilidade.

3. “Aquecer o motor antes de começar a rodar”

Esse é uma prática que se tornou desnecessária após a chegada da injeção eletrônica, mas que muitos motoristas ainda adotam. A melhor maneira de fazer o motor aquecer é efetivamente rodando, pois, dessa maneira, componentes como rolamentos, embreagem, freios e caixa de transmissão receberão o calor com mais facilidade.

No entanto, em alguns casos pode ser preciso deixar o motor funcionando por alguns minutos antes de começar a rodar para encher o sistema de ar e freio do ônibus.

4. “Freio motor prejudica o ônibus”

Ao contrário do que esse mito sugere, o uso do freio motor ajuda a preservar componentes do sistema de freio do ônibus, como lonas tambores. Isso sem falar na segurança que ele proporciona, já que o ônibus se mantém mais estável em trechos de descida, por exemplo.

No entanto, muitos ainda acreditam que essa prática pode causar danos, como o superaquecimento do motor ou problemas na sucção do óleo do cárter. Como todas essas justificativas são infundadas, é importante orientar seus clientes sobre a importância do freio motor para a segurança e para a economia na hora da manutenção.

Esses são os 4 principais mitos da mecânica de ônibus que todo reparador deve conhecer. Aproveite para seguir nossas páginas nas redes sociais e ficar por dentro de todos os nossos conteúdos! Estamos no Facebook, Twitter, YouTube e Google+!

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Tags: Dicasdicas para mecânicosfreio de veiculos pesadsosinjeção eletrônia dieselmanutenção de ônibusmecanica de onibusmenutenção de onibusonibus
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Comments 1

  1. Luiz f says:
    7 anos ago

    Carburador e injeção eletrônica? Que eu saiba a maioria esmagadora dos ônibus são a diesel…

    Responder

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