Chiptronic Tecnologia Automotiva - Produto

Torne-se profissional na área automotiva mais carente de profissionais e aprenda

técnicas importantes no melhor curso de reparo de centrais.

Com procedimentos básicos e avançados, o curso tem o objetivo de introduzir e

aumentar os conhecimentos sobre reparação de centrais da linha leve, com teoria e

prática desde o princípio de funcionamento da injeção eletrônica e da ECU, grandezas

elétricas e eletrônica.

Curso com certificado Chiptronic, uma empresa há mais de 20 anos no mercado,

conhecida mundialmente por suas inovações de tecnologia.


Conteúdo:

 Injeção eletrônica básica;

 Funcionamento da ECU;

 Grandezas elétricas;

 Resistores, capacitores, diodos e transistores;

 Introdução sobre utilização de equipamentos de medição, como multímetro e

osciloscópio;

 Programação de memória e processador;

 Procedimentos de solda e dessoldagem;

 Diagnósticos e testes em central de injeção;

 

Duração: 30 dias para a conclusão.

 

Programação:

Módulo 1: Conceito do funcionamento geral da injeção eletrônica.

Módulo 2: Funcionamento da ECU, detalhando a da memória RAM, EEPROM e

FLASH. Estrutura da ECU, estratégias de funcionamento e sua arquitetura básica.

 

Módulo 3: Teoria sobre grandezas elétricas aplicadas a eletrônica, como: conceito de

eletrônica, magnetismo, eletromagnetismo, tensão elétrica, corrente elétrica,

resistência elétrica e potência elétrica.

Módulo 4: Introdução sobre os equipamentos de medição, como multímetro e

osciloscópio, relacionado a valores elétricos, como resistência, tensão, corrente.

Introdução e explicação sobre uma das leis fundamentais: a Lei de Ohm.

Módulo 5: Resistores: detalhes da constituição, funcionamento, características, código

de cores para resistores de carbono e resistores SMD.

Módulo 6: Capacitores: detalhes da constituição, funcionamento, características,

capacitância, capacitores eletrolítico, cerâmico e tântalo.

Módulo 7: Detalhes do funcionamento e características do Varistor e do Cristal

Oscilador.

Módulo 8: Diodos: detalhes da constituição, funcionamento, características,

comportamento em circuitos, polarização do diodo, testes práticos e modelos

diferentes, como Zener, Schottky, Túnel, Led e Varicap.

Módulo 9: Transistores: detalhes da constituição, funcionamento, características,

modelos diferentes, como: Darlington, Mosfet, Regulador de tensão e circuito

integrado.

Módulo 10: Programação de memória SOIC. Neste módulo abordaremos como é feito

a programação do arquivo diretamente na memória EPRON com encapsulamento

SOIC utilizando o Beeprog. Mostraremos como efetuar a descodificação no módulo

IAW 4AFB da linha fiat e também o procedimento de soldagem do componente.

Módulo 11: Programação de memória PLCC 32. Neste módulo abordaremos como é

feito a programação do arquivo diretamente na memória EPRON com encapsulamento

PLCC 32 utilizando o Beeprog. Mostraremos como efetuar a troca do arquivo de

injeção do modulo MP9 da linha VW, o procedimento de dessoldagem e soldagem do

componente.

Módulo 12: Programação de memória PSOP44. Neste módulo abordaremos como é

feito a programação do arquivo diretamente na memória EPRON com encapsulamento

PSOP 44 utilizando o Beeprog. Com a prática mostraremos como efetuar a troca do

arquivo de injeção, o procedimento de dessoldagem e soldagem do componente.

Módulo 13: Programação do Processador ST10FXX. Neste módulo abordaremos

como é feito a programação do arquivo diretamente na memória Flash do processador

 

utilizando o programador ST10 USB Flasher. Com a prática mostraremos como

efetuar a troca do arquivo de injeção no módulo IAW 4AFB da linha fiat.

Módulo 14: Programação do Processador com o Trasdata. Abordaremos como é feito

a programação do arquivo diretamente no processador. Mostraremos como efetuar a

troca do arquivo de injeção no módulo IAW 7GF da linha fiat.

Módulo 15: Procedimentos de Solda: técnicas e prática em soldagem e dessoldagem

de componentes como: transistor, processador, regulador de tenção e processador

BGA.

Módulo 16: Procedimentos com o Simulador de Centrais: abordamos as

especificações do simulador ECU TEST 2, a prática de pinagem e simulação em

centrais. Mostraremos também a leitura do esquema elétrico do módulo IAW 4BV da

linha VW.

Módulo 17: Diagnóstico e teste na central de injeção: como podemos fazer os testes

em sensores e atuadores com o scanner de injeção acoplado diretamente no

simulador. Também com o scanner é feito a leitura e apagamento dos erros passados

do módulo.

Módulo 18: Detalhes, técnicas e informações de como mapear o módulo, encontrar o

componente e o circuito responsável por cada atuador da ECU, como bobina de

ignição 1 e 2, válvula canister, eletro ventilador 1 e 2, eletro injetor 1 e 2, motor de

passo, regulador de tensão, relé principal, sensor de rotação, TPS, temperatura da

água e do ar.

Módulo 19: Testes Práticos: no último módulo abordamos testes práticos com

medições de valores e sinais nos circuitos de alimentação da ECU e sensores. Teste

de injetores, bobinas, canister, relé principal e da bomba, rotação, sensor map,

temperatura da água e do ar e TPS. Simulação de defeito real para análise e

simulação da central de injeção, com indicação de alguns sintomas e causas de

defeito.





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