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O que acontece quando a lâmpada ALC fica acesa?

4 de novembro de 2015
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O que acontece quando a lâmpada ALC fica acesa?
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Aqui temos um erro muito comum, onde a lâmpada ALC fica acessa e só possui gasolina no tanque de combustível, fazendo a moto falhar, exalando forte cheiro de gasolina.
A lâmpada ALC acesa constantemente pode ser por diferentes fatores, e esses problemas podem ser reparados de diversas formas.

As causas prováveis podem ser: sonda lambda com defeito ou sujeira, central de injeção com problema no mapa, combustível de má qualidade, defeito ou problema na bomba de combustível ou no bico injetor.

Combustível de má qualidade:

O uso de combustível de má qualidade pode provocar falhas no motor, além de um forte cheiro de gasolina. A solução para isso é a troca do combustível ou a substituição do filtro do mesmo.

Motos com motores flex:

Motos que aceitam os dois tipos de combustíveis podem ter uma demora na adaptação. Por exemplo, quando você abastece há tempos com álcool e resolve mudar para gasolina, sua moto pode não se adaptar rapidamente e assim ocorrerão falhas. É preciso então efetuar o reset da ECU para solucionar o problema.

Sonda lambda suja ou com defeito:

Quando o sensor de O2 capta as informações e envia de forma incorreta à ECU, a mesma informação chega ao atuador que libera a quantidade de combustível errada, ocasionando assim falhas na motocicleta. A solução, neste caso, é a limpeza do sensor utilizando uma escova de aço junto a um jato de ar, ou mesmo a troca do sensor de oxigênio.

Bomba de combustível suja ou com defeito:

Neste caso, o problema se encontra no atuador que bombeia o combustível para o elétro-injetor. Quando esse atuador se encontra sujo ou com defeito, ele não bombeia a quantidade de combustível necessária, sendo necessário a troca da bomba de combustível.

Mapa da ECU corrompido:

Se a lâmpada ALC da sua motocicleta está acesa e o problema não é nenhum dos anteriores, o que pode ter acontecido é o mapa da ECU estar corrompido. Aí então, é só reparar ou trocar o módulo para acabar com este problema.

Esta foi a primeira dica do Diaguinho em nosso blog. Esperamos muito ajudá-los, e caso tenha alguma dúvida ou dica, deixe nos comentários!
Sua dúvida pode ser a mesma de outro colega. Continue nos acompanhando e assine nossa newsletter!

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Tags: Bomba de combustívelLâmpada ALCmotores flexMotosoficina de motocicletasReparo de motosSonda lambda
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Comentários 55

  1. SÉRGIO says:
    3 anos ago

    MUITO BOM ESTES COMENTÁRIOS,POIS ATÉ MESMO OS EXPERIENTES PODEM PASSAR DESPERCEBIDO ALGUM DIAGNOSTICO POIS SÃO MUITOS MODELOS DE MOTOS E ASSIM PODEMOS CONFUNDIR FACILMENTE.

    Responder
    • Adenys says:
      2 anos ago

      Otimo ajuda e muito

      Responder
  2. plennyo says:
    3 anos ago

    Boa essas dicas faz é melhorar o conhecimento!

    Responder
    • Chiptronic - Tecnologia Automotiva says:
      1 ano ago

      Olá Plennyo, tudo bem?
      Agradecemos seu comentário e ficamos felizes em poder ajudar no seu conhecimento! Um abraço da Equipe Chiptronic.

      Responder
  3. Aureliano Marioti says:
    3 anos ago

    Já peguei casos em que o eletroinjetor estava obstruído, depois de realizar a limpeza a lâmpada ALC apagou e consequentemente as falhas desapareceram.

    Responder
    • Chiptronic - Tecnologia Automotiva says:
      3 anos ago

      Muito obrigado pela informação Aureliano.Quando é sujeira ou defeito no chicote o scanner não mostra por ser parte elétrica.

      Responder
  4. Jose Antonio says:
    3 anos ago

    tenho duvida numa bros 150 2010 ,funciona normal fria ,quente fica oscilando ,não acelera que presta

    uma titan 150 2009 ks não carrega bateria que presta ,ja substitue ,chicote,extator ,retificador ,o que pode ser?

    Responder
    • Chiptronic - Tecnologia Automotiva says:
      3 anos ago

      José Antônio, por gentilezar verifique e troque o sensor eot, bomba de combustível ou bico injetor.
      Abraço.

      Responder
    • Paulo Cesar says:
      2 anos ago

      Magneto!

      Responder
    • Thiago says:
      2 anos ago

      Pode ser a ignição

      Responder
  5. lmchaveiro@hotmail.com says:
    3 anos ago

    Esta dicas são muito importante ,espero que envie mais dicas para solucionar problemas de
    codificação e soluções para tirar nossas duvidas.

    Responder
  6. Cristiano says:
    3 anos ago

    Já peguei parte elétrica com o fio terra oxidado no chaxis,foi difícil o diagnóstico

    Responder
  7. Marcos Fujihara says:
    3 anos ago

    Parabéns pela iniciativa….aprendi desde criança….que o pouco de conhecimento que agregamos ao longo de nossas vidas e experiências profissionais ao decorrer com o tempo tem ser compartilhada com nossos companheiros de profissão e com tem prazer em conquistar novos conhecimentos e experiências…parabéns amigos pela nobre e inteligente iniciativa….

    Responder
    • Chiptronic - Tecnologia Automotiva says:
      3 anos ago

      Obrigado Marcos!
      É justamente este tipo de reação que queremos causar. Ficamos muito felizes com o seu feed back, isso nos mostra que estamos no caminho certo. E tenha certeza que este é apenas a ponta do iceberg, temos ainda muitas informações para compartilhar. Continue acessando nosso Blog que toda semana teremos algo novo para compartilhar. Um abraço e obrigado. =)

      Responder
  8. santana says:
    3 anos ago

    Bom dia quero parabeniza-los por essa ideia tão genial que vocês da chipitronic tiveram em nos ajudar. Essas dicas ajudam muito, obrigado.

    Responder
    • Chiptronic - Tecnologia Automotiva says:
      3 anos ago

      Ficamos muito felizes em saber disso Santana. Esse feed back só nos motiva a cada vez mais a compartilhar informações com nossos clientes.
      Grande abraço.
      Doriel / Marketing

      Responder
  9. rodrigo says:
    3 anos ago

    Bom dia, foi muito boa essa dica, eu tive com uma fan 150 que não apagava a luz ALC e o defeito dela foi na pressão da bomba estava com 2 bar, com a bomba nova a pressão passou para 5 bar e troquei o regulador aí a pressão ficou com 3 bar. Fiz o reset e o defeito da luz acabou, fica mais uma dica.
    Um abraço a chipitronic e a todos.

    Responder
    • Chiptronic - Tecnologia Automotiva says:
      3 anos ago

      Muito bom Rodrigo, agradecemos a sua colaboração em nos enviar também essa dica super importante.
      Um abraço.

      Responder
  10. Maycon says:
    3 anos ago

    Bom dia! Estou com uma CB1000R 2012 c/ ABS a moto apresenta o seguinte defeito:
    cada bobina ignição sai dois cabos para vela, e só sai centelha de um cabo de cada bobina;
    Alguém poderia me ajudar? Ficarei no aguardo, Obrigado.

    Responder
  11. Alan alves de sousa says:
    3 anos ago

    Obrigado suas dicas sanaram minhas duvudas….

    Responder
    • Chiptronic - Tecnologia Automotiva says:
      3 anos ago

      Que bom saber que lhe ajudamos Alan!

      Responder
  12. Alessandro says:
    3 anos ago

    amigo vlw a dica estava com um problema em uma moto em que a luz alc não apagava fiz reset varias vezes com o scanner e nada o scanner não indicava falha alguma,fiz limpeza no bico injetor,sonda labda,corpo de injeção,sensor de temperatura,teste na fiação, e nada,vou fazer agora limpeza na bomba,e se não resolver vou trocar a ecu,aviso qual foi o poblema assim que conseguir solucionar,desde de ja grato pelas dicas.

    Responder
    • neydavi alves says:
      3 anos ago

      alessandro a lampada alc apagou qual o problema dentinho motopeças manaus am

      Responder
  13. roby says:
    3 anos ago

    ola a luz de combustivel da minha moto bros 150 2014 nao esta acendendo na falta de combustivel alguem pode falar porque

    Responder
    • Chiptronic - Tecnologia Automotiva says:
      3 anos ago

      Olá Roby,
      A luz de combustível, deve acender quando a motocicleta entra em nível reserva. Provavelmente se ela não está acendendo, o sensor de combustível deve estar com algum problema, por tanto não está marcando corretamente.

      Responder
  14. rodrigo sayd says:
    3 anos ago

    boa noite minha moto quando ligo nao acende a luz da ingnicao mais funciona normal ja testei a lampada e nao eh ela ja troquei o fio chicote principal e nada o que pode ser

    Responder
    • Chiptronic - Tecnologia Automotiva says:
      3 anos ago

      Boa tarde Rodrigo!
      Para que possamos lhe ajudar, poderia falar qual o modelo e também o ano de sua motocicleta?
      Mas provavelmente o problema deve ser em alguma parte elétrica.
      Aguardo sua resposta! 😉

      Responder
  15. douglas says:
    3 anos ago

    Dicas boas precisamos de mais pessoas assim…flw

    Responder
    • Chiptronic - Tecnologia Automotiva says:
      3 anos ago

      Obrigado Douglas! 🙂

      Responder
  16. jessica oliveira says:
    3 anos ago

    Tenho uma moto cg150 titan esd flex, a lampada da injeção ta ligando normal mas de vez enquanto ela da uma piscada, gostaria de saber o que esta acontecendo?

    Responder
    • Chiptronic - Tecnologia Automotiva says:
      3 anos ago

      Bom dia Jéssica!
      Provavelmente é o intermitente, por conta disso tem hora que aparece outras não, mas o certo seria ir até um mecânico para passar o scanner para termos certeza da causa do problema.
      Abraço!

      Responder
  17. Eduardo says:
    2 anos ago

    Eu tenho um 150 mix 2011 hj começou a a lambada allc fica acesa a moto falha esse sensor lambida e aqle q entra na frente do motor?

    Responder
    • Chiptronic - Tecnologia Automotiva says:
      2 anos ago

      Bom dia Eduardo!
      O fato da lampada ALC ficar acesa pode ser que o motor esteja reconhecendo o combustível reconhecendo o combustível como Álcool, e por conta disso a ECU aumenta o tempo de injeção, fazendo com que a moto venha falhar, como se estivesse com excesso de combustível. Uma possível solução seria tirar a sonda, fazer uma limpeza com escova de aço e ar comprimido e logo após resetar a central.
      Sim, o sensor que fica no escape é a sonda lambida.

      Espero que essa dica lhe ajude com seu problema.

      Abraço!

      Responder
  18. jefferson says:
    2 anos ago

    ola galera tenho uma fan 150 esi comprei usada ela ja veio com o seguinte defeito giro a chave acende a luz da bom e a luz alc certo mas logo em seguida a luz alc acende e fika acesa e so tem gasolina no tanque resetei a ECU e a luz apagou mas a moto fica falhando andi um poko com ela falhando ai a luz alc volta a acender e a moto fica normal nao falha mas alguem me ajudem por favor

    Responder
    • Chiptronic - Tecnologia Automotiva says:
      2 anos ago

      Bom dia Jefferson!
      Uma possível causa para o problema é que sua moto deve estar reconhecendo o combustível como Álcool, e por conta disso a ECU aumenta o tempo de injeção, fazendo com que a moto venha falhar, como se estivesse com excesso de combustível. Provavelmente para se resolver este problema seria tirar a sonda, fazer uma limpeza com escova de aço e ar comprimido e logo após resetar a central.
      Espero ter lhe ajudado com seu problema.
      Grande abraço!

      Responder
      • José says:
        1 ano ago

        Tenho mesmo problema porém minha sonda é nova e corpo de injeção também fiz o reset várias vezes e o moto nao reconhece e nem o scanner acusa o defeito o k fazer

        Responder
  19. Luciano Santos says:
    2 anos ago

    Boa noite! Ótimo trabalho. Também acredito que o conhecimento tem que ser passado.
    Minha situação é a seguinte: Tenho uma Bros 150, 2013, abastecia com álcool e gasolina na maioria das vezes, logo, quando entrava na reserva alguns km depois o motor desligava e acendia a ALC. Desligava a ignição e esperava alguns minutos e a moto ligava e a luz continuava acesa.
    Depois de alguns ocorridos a ALC não acendeu mais, mesmo enchendo o tanque com etanol. No entanto, percebi que já estava consumindo mais.
    Agora a ALC voltou acender e o motor a falhar muito.
    Irei trabalhar em cima das dicas do Diaguinho, porém, em função do que relatei alguém já teve essa experiência?
    Desde já agradeço.

    Responder
  20. Sérgio Bernardes says:
    2 anos ago

    Meu tanque esta cheio e hoje cedo a minha moto bros 150 esd 2010 veio a falhar como se estivesse morrendo afogada, e logo mais começou a acender a luz ALC e o motor apresentava umas batidas estranhas, apresentou um cheiro forte de gasolina e motor esquentando demais, verifiquei oleo nao era.. o motor nao respondia conforme eu acelerava e logo mais ela veio a falhar novamente. O que pode ser ? Sujeira no bico injetor ou má gasolina.. troco o oleo sempre de 1000 em 1000 km.

    Responder
    • Benedito says:
      1 ano ago

      Boa noite,olha só tenho uma NET Bros 2010 mix,agora ela veio a falhar a rotação do motor é está com a luz ALC acesa já resetei os códigos de erros e reiniciei, mas depois de alguns instantes ela vem a voltar a acender a luz novamente e falhar também.

      Responder
  21. Mateus says:
    2 anos ago

    Há moto acende a luz do painel álcool e começa a falhar

    Responder
  22. Francisco Teixeira Moreira says:
    2 anos ago

    Olá estou com uma pop 110 amo 2016 na Oficina e ela esta dando falta de combustivel ja troquei a bomba e já testei um bico injetor novo e continua do mesmo jeito exetei a ecu e não adiantou o que vcs acham que eu devo fazer agora pois ja não sei mais o que pensar ela pega normal mais quando começo a acelerar ja sinto dando falta me ajudem a desvendar esse mistério.

    Responder
  23. Simone Lemos de jesus says:
    2 anos ago

    Olá tenho uma titan 150 cg mix.a luz mix e alc não apaga e depois q isso aconteceu minha moto perdeu força quase para.levei na oficina me falaram q era normal e q tinha queimado o filtro.bom trocaram e não resolveu ela continua com as luzes mix e alc ligada e perdeu totalmente a força não sei pq fazer me ajudem.

    Responder
  24. Darlan says:
    1 ano ago

    Olá tenho uma Bros 2010 ela acendeu o alc eo mix e falhou agr troquei bobina bateria regulador módulo TD zero ela pega fika um tempo na lenta e falha e se acelerar ela apaga oq pode ser?

    Responder
  25. Claudemir batista says:
    1 ano ago

    Por que uma biz 125 ano 2009 não acende a luz de injeção com o sensor oxigênio apertado? o fio e ela roda sem apresentar nenhum problema, mas em outros modelos ela acende. É algum problema com a central?

    Responder
  26. Leonardo says:
    1 ano ago

    Cara preciso de ajuda com a minha moto titan150 2010 mix ela está no álcool puro mais só fica acessa a luz mix

    Responder
    • adair sousa says:
      11 meses ago

      ola amigo
      pode ser so a bomba de comburtivel q esta com
      a pressao inferior ou bem inferior a tres bar
      ou pode ser tambem o regulador de pressao pode ter vazamentos

      Responder
  27. caciely says:
    10 meses ago

    O problema da minha moto Bros 150 é porque a lâmpada Alc fica acionando todo tempo fica acesa e a moto não funciona já troquei bomba já troquei o sensor de temperatura já troquei também o filtro de gasolina mas a moto continua o mesmo quero descobrir com esse problema

    Responder
  28. Gustavo says:
    9 meses ago

    Boa noite galera to com um problema sinistro que ninguém descobre qual é,quando viro a chave pra on a peste da luz da injeção não acende e nem a do álcool mais a bomba faz o barulho dela armando e funciona normal,anda tranquilo,não fica falhando nd e pega pra hora,mais a luz não está acendendo e as lâmpadas estão normais,alguém descobre essa ai,vlw galera um Abç a tds!!!Minha moto é uma Fan 150 ESI 2011/2011!!

    Responder
    • Gustavo says:
      9 meses ago

      Lembrando ja verifiquei td,td mesmo chicote,lâmpadas,corpo de injeção,tbi,módulo injetor,sonda lambida,td que pode ser eu já testei,mais ñ descobrir que era ajuda ai!!!

      Responder
    • Luiz Carlos says:
      6 meses ago

      Bom dia,não acende pode ser que esta queimada ou fio do chicote esta corrompido .abraço..

      Responder
  29. Rafael says:
    5 meses ago

    Tenho uma Titan Mix 150 ano 2009 luz ALC / Mix acessa direta já já fiz limpeza de bico injetor limpeza de sonda lambda só abasteci na gasolina ,de manhã fica biscando ALC como si tivesse no álcool já troquei até módulo injeção pois o mesmo queimo mais antes de dar defeito no módulo já acendia a luz ALC foi passado Scaner não aparece defeito.

    Responder
  30. Paulo Henrique Mota says:
    4 meses ago

    Gente me ajudem tô ficando de cabelo em pé.. tenho uma Fan 150 modelo 2015 e quando eu acelero ela tipo eu tô andando e tá em alta rotação ela acende a luz AlC e a luz de injeção aí o motor falha e desliga quando eu volto acelerador ele volta acelerar normal aí minha dúvida é eu já troquei a bomba que realmente tava ruim Tava com 2 bar de pressão coloquei a nova com 4 bar e troquei o regulador tá tudo certinho com 3 Bar na linha Já fiz a limpeza da sonda só que eu não consigo saber qual é o erro porque não acusa erro nenhum na injeção eletrônica …já troquei os filtros de ar e combustível. E troquei o sensor de temperatura do óleo que estava ruim .e puxei na injeção sem erros aparente…O que que vocês imaginam que possa ser?

    Responder
  31. Giliane says:
    4 meses ago

    Olá, eu tenho uma biz flex ES, só abasteço com gasolina, porém a lâmpada ALC não fica acesa direto, ela só acende na hora que liga a moto , mas em seguida já apaga, é normal ela acender só na hora que liga a moto?

    Responder
  32. Mateus says:
    2 meses ago

    Boa tarde, tenho uma xre 300 2014, as vezes qndo ligo ela acende a luz ALC e fica falhando, por curto período de tempo, mesmo abastecida só com gasolina, a rotação fica oscilando. O que fazer ?

    Responder
  33. Elidir says:
    4 dias ago

    A minha e um titân 2011 as vezes usó no álcool outras na gasolina !!! Mas a luz de álcool fica sempre acesa !! O consumo no álcool chaga a 33 por litro enquanto na gasolina chegar a 40 por litro !!! Preciso meCher ou deixo assim é quanto eu gastaria se resolver meCher ?????

    Responder

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